contato:

contato: mariliadalascio@gmail.com

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dicas de viagem: Siena

Rodeada por olivas e vinhos Chianti, Siena é uma das cidades mais belas da Toscana. Só a estrada já é linda. Fui obrigada a comer uma azeitona direto do pé (horrível), mas só comendo para saber né?


A cidade construída sobre colinas, cercada por muros (como muitas das cidades da região) e cheia de subidas e descidas. Um verdadeiro passeio no túnel do tempo!



Comércio forte, arte e cultura por todos os lados, o centro de Siena fervilha, com moradores e turistas que preenchem as calçadas e praças, aproveitando os cafés e bares ou simplesmente curtindo um bate-papo ao sol, na companhia dos amigos.
Considerada uma das principais cidades da região da Toscana, muitas vezes Siena é negligenciada pelos turistas que, ao considerar os critérios “tempo e dinheiro”, acabam optando por visitar a vizinha Firenze (Florença). 
Siena é conhecida pelo famoso Palio di Siena, uma corrida de cavalos que ocorre nos meses de julho (02) e agosto (16), na Piazza Del Campo. A praça é o ponto central da cidade, rodeada por bares e restaurantes. Local ideal para apreciar um bom vinho Chianti (característico da região), observando a arquitetura e o movimento de pessoas que circulam pela praça.
Você pode conhecer a cidade em um dia. Assim, se seu principal destino é Firenze, vale um pulinho até Siena. Sem dúvida, Siena é parada obrigatória aos turistas que visitam a região da Toscana.

O que conhecer em Siena? 

Duomo di Siena: Catedral do fim do século XII, com fachada em mármore branco, preto e rosa e estilo gótico-romântico. Dentro, existem diversos afrescos do século XV


Piazza Del Campo: Construída em formato de meia-lua, no século XII, é ponto de encontro para um passeio ou um café. Nela está localizada o Palazzo Pubblico, a Fonte Gaia além de diversos restaurantes e lojas.


Palazzo Pubblico: Possui uma torre (A Torre del Mangia) que é considerada uma das mais altas torres medievais. É possível subir nela, e a vista é um grande presente. Dentro do Palazzo há um museu com belos afrescos e outras obras de arte.


Centro Histórico: Considerado Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, é repleto de ruazinhas e becos que sempre reservam surpresas, como igrejas, estatuetas, lojinhas, feiras e bons cafés e restaurantes.





Onde comer?


Começando pela Piazza del Campo! Ali se reúnem pessoas de todas as idades, moradores e turistas, principalmente ànoite  para comer uma pizza  e tomar um vinho.  
Após o jantar, o ponto de encontro dos jovens passa a ser “La Birreria”, um barzinho localizado ali mesmo na Piazza, do mesmo lado em que está localizada a pizzaria “Il Bandierino”. “La Birreria” oferece mesinhas e cadeiras ao ar livre de frente para a praça, cockteis e aperitivos, além de pestiscos, pizzas e refeições. Porém, entre os jovens é mais frequentada a noite, pois normalmente é um dos últimos bares a fechar.
Em alternativa ao jantar, muitas vezes os jovens preferem ir ao pub (barzinhos inspirados nos pubs britânicos) e comer os deliciosos lanches ou petiscos que eles oferecem, além de excelentes cervejas européias: irlandesas, escocesas ou alemãs. 





4 comentários:

Ler e Amar disse...

Já fizesse o álbum??? Quando fizeres quero ver... As fotos estão lindas e as dicas "ótemas" gata!!! hehe

Marília D`Alascio disse...

amiga, não fiz nem o meu álbum de casamento ainda, quem dirá da lua de mel! Ai meu Deus, to muito relaxada né? Preciso providenciar!! Beijocas

Barbara disse...

Gostei das fotos, especialmente interessante aquela porta rodeada por flores. :-)

Eu moro aqui na Toscana, pros lados do outlet The Mall ( www.themall.it ). Você chegou a conhecer?

Qualquer dúvida sobre a Italia, passa lá no meu blog. Abs, Barbara

Marília D`Alascio disse...

Oii Bárbara. Nossa que legal ver o teu recadinho. Não, infelizmente não cheguei a conhecer esses lados da Toscana, mas quero voltar com toda certeza. Da próxima vez quero conhecer. Beijocasss e muito obrigada!